fbpx

10 dicas de como utilizar a sua vitrine como aliada em ações do Black Friday.

A origem desta data comercial é americana, quando na 4ª sexta-feira do mês de novembro, após o feriado de Ação de Graças, o comércio liquida muitos produtos. Aqui no Brasil, a data vem ganhando força e movimentando o comércio antes do Natal.

Esse ano, existem boatos que o Black Friday poderá ser adiantado, até o momento não existe nada oficial sobre isso. A principio segue a mesma data de sempre.

Atendendo a pedidos, hoje o artigo é sobre como utilizar a nossa vitrine como aliada em ações do Black Friday. Para isso, vou separar as dicas em dois grupos:

Gerais:

  1. Analise seu estoque, avaliando quais são os produtos com estoque muito alto, que saíram ou sairão de linha e aproveite para liquidar estes itens.

  2. Crie promoções reais para que o cliente não se sinta lesado e realmente veja uma vantagem em realizar a compra.

  3. Divulgue que a loja participará da Black Friday: Redes sociais, whatsapp, e-mail marketing, tudo o que possa atingir o cliente e comunicar esta informação.

Específicas:

  1. A vitrine pode realizar uma das tarefas mais difíceis do comércio: convencer o consumidor a entrar na loja. Por isso, uma vitrine bem montada é uma excelente ferramenta para fazer com que o cliente decida entrar e comprar.

  2. Black Friday é uma data promocional, então o que precisa ser destacado são os produtos e os descontos, as vantagens que o cliente terá em comprar no período, por isso, mantenha este foco ao elaborar a vitrine.

  3. O preto é a cor tradicional da Black Friday, já o vermelho é uma cor muito associada a promoções, pois cria a sensação de urgência. O amarelo e o laranja igualmente podem ser boas opções para chamar a atenção. Escolha a cor que irá guiar os materiais de divulgação e crie uma identidade para a promoção.

  4. Lembre-se que a vitrine precisa atrair o cliente em poucos segundos, por isso, crie atrativos!

  5. Neste momento, você pode e deve abusar de placas, adesivos ou outras formas de atrair a atenção do cliente.

  6. Decore a vitrine e a loja para a Black Friday: identifique os produtos participantes da promoção, seja com etiquetas diferenciadas, banners, balões nas cores da promoção e muito mais.

  7. Se você tem loja virtual, utilize a mesma comunicação no site, imagem do Whatsapp, Instagram, enfim, em todos os canais, e chegue até o seu cliente.

Temos visto lojas trabalhando com Black Friday (somente na sexta-feira), Black Week (toda a semana) e ainda o Black Month (todo o mês), não importa qual será o modelo ‘Black’ que você utilizará, mas é imprescindível que sua equipe esteja preparada para a demanda, que deve ser maior que o habitual e aproveitar esta oportunidade de captação de clientes para oferecer uma experiência de compra positiva, que faça com que um novo cliente ou um cliente frequente volte a comprar o ano todo.

Boas vendas!

Gabriela Delazeri
Consultora, Vitrinista de Joias e Diretora da Vanilla Display.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: